Mato Grosso do Sul Recebe Reconhecimento Internacional por Vigilância Respiratória
Mato Grosso do Sul é reconhecido internacionalmente por suas estratégias de vigilância respiratória, destacando-se na prevenção e resposta às doenças respiratórias.
Mato Grosso do Sul encerrou na última quinta-feira, dia 25 de junho, a programação da visita técnica promovida pela Coordenação-Geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, com participação da TEPHINET e do CDC de Atlanta, nos Estados Unidos.
A escolha do Estado para receber a missão técnica representou o reconhecimento dos avanços alcançados na área e da capacidade de articulação entre diferentes setores envolvidos na vigilância em saúde.
Para a gerente de Influenza e Doenças Respiratórias da SES, Lívia Mello, a visita reforçou que Mato Grosso do Sul vem construindo, ao longo dos anos, uma resposta sólida e integrada frente aos vírus respiratórios.
A visita também permitiu apresentar a estrutura estadual de vigilância, envolvendo áreas como Gerência de Influenza e Doenças Respiratórias, unidades sentinelas, imunização, Lacen, RENAVEH, Cievs, assistência farmacêutica e rede hospitalar.
A equipe do Ministério da Saúde conheceu o funcionamento do Lacen, do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, referência para SRAG, além de unidades sentinelas em Campo Grande e Sidrolândia.
Para a assessora técnica da Coordenação-Geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, Walquiria Almeida, o Estado se destaca nacionalmente pela capacidade de resposta e pela adoção de estratégias alinhadas às recomendações internacionais.
A cooperação internacional fortalece a vigilância em saúde, com a consultora da TEPHINET destacando que Mato Grosso do Sul foi selecionado por seu trabalho consistente na vigilância dos vírus respiratórios.
Fonte: Douradosnews
Qual é a sua reação?













