Mutirão de Limpeza: Prefeitura de Dourados Remove Plantas Aquáticas de Parques
A Prefeitura de Dourados iniciou uma força-tarefa para remover as plantas aquáticas que cobrem grande parte do lago do Parque Antenor Martins.
A Prefeitura de Dourados iniciou uma força-tarefa para remover as plantas aquáticas que cobrem grande parte do lago do Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida. Após a conclusão desta etapa, as equipes seguirão para o lago do Parque Ambiental do Córrego Rego D'Água, no Jardim Água Boa, que também apresenta grande concentração da vegetação.
Os trabalhos começaram nesta semana e devem prosseguir por pelo menos 15 dias. A ação reúne servidores da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e da Defesa Civil.
A espécie retirada é a Salvinia auriculata Aubl., conhecida popularmente como 'orelha-de-onça'. Apesar da grande quantidade observada nos lagos, a planta não é tóxica, não contamina a água e não oferece riscos aos peixes nem ao meio ambiente.
Segundo o secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Angelo Gomes, o crescimento acelerado da vegetação foi favorecido pelas chuvas registradas nas últimas semanas. 'Essa planta invadiu há anos os lagos da cidade, então estamos atuando na remoção. O tempo chuvoso das últimas semanas fez com que se proliferasse muito rápido, por isso realizamos a força-tarefa para a limpeza', afirmou.
O serviço está sendo realizado de forma manual e mecanizada. As equipes utilizam rastelos para retirar as plantas das margens, cordas para concentrar a vegetação sobre a água com o apoio de uma embarcação da Polícia Militar Ambiental (PMA) e uma retroescavadeira para recolher o material retirado do lago.
A administração municipal destaca que a limpeza busca recuperar os espelhos d'água, melhorar o aspecto paisagístico dos parques e preservar espaços públicos utilizados diariamente pela população para lazer, prática esportiva e convivência.
Fonte: Douradosagora
Qual é a sua reação?













