Dourados Reforça Prevenção à Dependência Química e Incentiva Fortalecimento das Famílias

A Prefeitura de Dourados realiza um debate sobre dependência química, prevenção, proteção e recomeço, com o objetivo de sensibilizar a população e fortalecer a rede de apoio às famílias.

Jun 23, 2026 - 17:33
 0  2
Dourados Reforça Prevenção à Dependência Química e Incentiva Fortalecimento das Famílias
A Prefeitura de Dourados realizará um debate sobre dependência química, prevenção, proteção e recomeço. O evento é gratuito e abrirá espaço para especialistas, profissionais da rede de proteção, educadores, lideranças comunitárias e cidadãos interessados.

A Prefeitura de Dourados, por meio do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad), realizará na próxima quinta-feira (25), um debate sob o tema "Dependência Química: Prevenção, Proteção e Recomeço". A atividade é gratuita, aberta a toda a comunidade e acontecerá das 8h às 12h, na sede da OAB Dourados, reunindo especialistas, profissionais da rede de proteção, educadores, lideranças comunitárias e cidadãos interessados na construção de uma sociedade mais consciente e acolhedora.

Promovido na véspera do Dia Nacional de Combate às Drogas, o encontro tem como objetivo ampliar o debate sobre a prevenção ao uso de substâncias psicoativas, fortalecer a rede de apoio às famílias, promover informação baseada em evidências científicas e incentivar ações integradas de proteção às crianças, adolescentes e demais pessoas em situação de vulnerabilidade.

O evento integra as ações desenvolvidas pelo Comad e conta com o apoio de diversas instituições públicas e privadas que atuam na promoção da saúde, cidadania, educação e proteção social, reafirmando o compromisso de Dourados com políticas públicas voltadas à prevenção e ao cuidado.

A gestão do prefeito Marçal Filho entende que investir em prevenção significa cuidar das pessoas antes que os problemas se agravem, fortalecendo as famílias e construindo uma cidade mais segura e humana. "O enfrentamento à dependência química exige responsabilidade, união e compromisso coletivo. Nossa gestão acredita que prevenir é sempre o melhor caminho. Por isso, apoiamos iniciativas que promovam informação, conscientização e fortalecimento da rede de proteção. Cuidar das pessoas e das famílias é uma prioridade da nossa administração e eventos como este contribuem diretamente para a construção de uma Dourados mais saudável, acolhedora e preparada para enfrentar os desafios sociais do presente e do futuro", destacou o prefeito Marçal Filho.

O coordenador-geral de Direitos Humanos e Cidadania do município, Luiz Carlos Calado, ressalta que a prevenção deve ser tratada como uma responsabilidade compartilhada entre poder público, instituições e sociedade. "Quando falamos em dependência química, estamos falando também de sofrimento humano, de famílias que precisam de apoio e de jovens que necessitam de oportunidades, orientação e esperança. Este evento nasce justamente da compreensão de que a prevenção é uma das ferramentas mais eficazes para proteger vidas. Precisamos fortalecer o diálogo, ampliar o acesso à informação qualificada e construir uma rede cada vez mais preparada para acolher, orientar e transformar realidades", afirmou Calado.

Presidente do Comad, Pastor Cido destaca que o tema exige mobilização permanente de toda a sociedade. "A dependência química não afeta apenas quem faz uso das drogas; ela impacta famílias inteiras e toda a comunidade. Por isso, precisamos unir esforços entre poder público, escolas, igrejas, comunidades terapêuticas, profissionais e famílias. A prevenção, o acolhimento e a reconstrução de vínculos são fundamentais para que possamos oferecer caminhos de recomeço e esperança para aqueles que enfrentam essa realidade", enfatizou.

Fonte: Douradosnews

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow